Páginas

domingo, 19 de janeiro de 2020

Economia global corre risco de recair na Grande Depressão, adverte FMI

Economia global corre risco de recair na Grande Depressão, adverte FMI

18.01.2020

Fonte:
br.sputniknews.com



A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou que a economia mundial corre o risco de mergulhar de novo na Grande Depressão, impulsionada pela desigualdade e instabilidade no setor financeiro.
Uma nova pesquisa, feita pela agência reguladora do sistema financeiro mundial, revelou que uma tendência semelhante à que culminou com o grande colapso do mercado em 1929 já estaria em andamento.
Em meio a seu discurso no Instituto Peterson de Economia Internacional em Washington (EUA), Georgieva indicou que, embora o fosso de desigualdade entre países se tenha fechado nas últimas duas décadas, este fenômeno tem aumentado dentro dos países, um dos quais é o Reino Unido.
"No Reino Unido, por exemplo, os top 10% controlam agora quase tanta riqueza como os 50% da base. Esta situação reflete-se em grande parte da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], onde a desigualdade de renda e riqueza atingiu, ou está próxima de atingir, máximos históricos", cita o jornal New York Times as palavras da chefe do FMI.
"De certa forma, esta tendência preocupante faz lembrar o início do século XX, quando as forças gêmeas da tecnologia e da integração levaram à primeira idade dourada, a década de 1920, e por fim ao desastre financeiro", destaca.

Volatilidade financeira

Na opinião de Georgieva, novos problemas, como a emergência climática e o aumento do protecionismo comercial, provavelmente causarão agitação social e volatilidade nos mercados financeiros durante esta década.
No contexto das disputas em curso entre EUA e Europa, ela afirmou que "o sistema comercial mundial precisa de melhorias significativas".
O especialista americano em política e finanças Eric LeCompte disse que o FMI transmitiu uma forte mensagem sobre o potencial para outro grande desastre financeiro.
A matriz do Fundo Monetário Internacional (FMI), na capital dos EUA, Washington D.C
CLIFF OWEN
A matriz do Fundo Monetário Internacional (FMI), na capital dos EUA, Washington D.C
"Com a desigualdade aumentando e preocupações de estabilidade nos mercados, temos que levar este aviso a sério", comentou LeCompte ao The Guardian.

Um comentário:

Geopolítica do Confronto disse...

Depois do colapso financeiro de 2008/09, o centro do sistema capitalista administrou a crise,comprando tempo. Não tem mais como administrar esta crise. O longo período da fase "B" do ciclo longo de Kontratiev chegou ao fim. Será mais uma profunda crise econômica financeira, não é ainda a fase final do capitalismo, mas será uma crise catastrófica que irá sangrar de morte o sistema capitalista!