Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ONU CONDENA ISRAEL POR PRÁTICA TERRORISTA




Assentamentos israelenses simbolizam aguda falta de justiça experimentada pelo povo palestino



ONU CONDENA ISRAEL POR PRÁTICA TERRORISTA




A Missão Internacional para Investigar os Assentamentos Israelenses no Território Palestino Ocupado publicou hoje suas conclusões sobre as implicações dos assentamentos nos direitos humanos do povo palestino. O relatório afirma que múltiplos direitos humanos dos palestinos são violados de várias formas e maneiras, devido à existência dos assentamentos.
Essas violações estão todas inter-relacionadas, sendo parte de um padrão generalizado de violações que se caracteriza, principalmente, pela negação do direito à autodeterminação e pela discriminação sistemática contra o povo palestino, que ocorrem diariamente.
Afirma o relatório que, desde 1967, os governos israelenses têm abertamente conduzido e participado diretamente do planejamento, construção, desenvolvimento, consolidação e encorajamento dos assentamentos, processos que controla inteiramente.
           "Em conformidade com o artigo 49 da Quarta Convenção de Genebra Israel deve interromper todas as atividades de assentamento sem condições prévias", disse Christine Chanet, representante francesa da Missão.
          O relatório afirma que os assentamentos são estabelecidos e desenvolvidos para o benefício exclusivo dos judeus israelenses. Os assentamentos são mantidos e propagados através de um sistema de segregação total entre os colonos e o restante da população que vive no Território Palestino Ocupado. Este sistema de segregação é suportado e facilitado por um rigoroso controle militar e da aplicação da lei, em detrimento dos direitos da população palestina.
"Estamos hoje pedindo ao governo de Israel para assegurar a plena responsabilidade por todas as violações, pôr fim à política de impunidade e garantir justiça para todas as vítimas", disse Asma Jahangir, membra paquistanesa da Missão.

O relatório afirma que Israel está cometendo graves violações de suas obrigações diante do o direito à autodeterminação e diante da lei humanitária. O relatório também conclui que o Estatuto de Roma estabelece a jurisdição do Tribunal Penal Internacional sobre a transferência de populações no Território Palestino Ocupado.
"A magnitude das violações relacionadas às políticas israelenses de desapropriação, despejos, demolições e deslocamentos das terras mostra a natureza generalizada destas violações dos direitos humanos. A motivação por trás da violência e intimidação contra os palestinos e suas propriedades é conduzir as populações locais para longe de suas terras, permitindo que os assentamentos se expandam", disse Unity Dow, membra da Missão de Botswana.
O relatório afirma que entidades privadas também permitiram, facilitaram e lucraram com a construção dos assentamentos - direta e indiretamente.

OHCHR (Relatório do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos). Israeli settlements symbolize the acute lack of justice experienced by the Palestinian people.
Acesso em 31 jan. 2013. Livre tradução: Fábio Bacila Sahd

Nenhum comentário: